sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Caracterização da escola



Colégio Municipal Lenilto de Jesus Canela, situado na Avenida Geovane de Almeida Dócio, na cidade de Igrapiúna -Bahia tel. (73) 3225-1073, o quantitativo de alunos é de 361, INEP 29840694, classificação do IDEB 3.1 do município, e-mail cmleniltodejesuscanela2008@hotmail.com, O colégio foi fundado em 31 de dezembro de 2008, na gestão do então prefeito Francisco Roma de Jesus com o intuito de contemplar as séries finais do ensino fundamental II.
Desde o início do seu funcionamento, o Colégio atende, apenas aos anos finais do ensino fundamental, visto que essa era a maior carência do município no momento. A partir de sua inauguração funcionou com 10 professores e, atualmente, possui um quadro docente de 13 profissionais da educação.

Atualmente o referido colégio atende a uma clientela oriunda da sede e de diversas localidades rurais e litorâneas, que fazem parte do município de Igrapiúna.

A unidade escolar recebeu este nome em homenagem a um professor, que dentre outras atribuições desenvolveu um trabalho muito bom de inclusão com alunos tanto da unidade escolar onde trabalhava como da comunidade entorno. O senhor Lenilto nasceu no dia 19 de setembro de 1965, no município de Camamu, sendo filho de Adelino Martins Canela e Santinha Maria de Jesus, estudou até o II semestre do curso de pedagogia, não chegando a concluir por ter falecido em 06 de maio de 2002.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Diretora Maria de Oliveira, Vice diretora Railda de Jesus Canela Nascimento, coordenadora Cristiane Conceição da Assunção, secretária escolar Elzelita da Paixão Santos, bibliotecária Ana Lúcia Costa Santos de Santana, professores Adeilda da Conceição Rodrigues Santos, Cicarlete Eloy Bispo Borges, Cruza Oliveira Lemos, Durval Mattos, Elitânia Conceição da Silva, Jirlene Santos Menezes, Joanice Nascimento Santos, Maria Lina Conceição da Silva, Maria Antonia do Espírito Santos de Assunção, Manoel de Jesus Mores, Marizete dos Santos, Railda de Jesus Canela Nascimento, Valdimeire de Jesus Moreno, porteiro Joilto de Jesus, pessoal de apoio Damiana Andrade Santos, Deosdete de Oliveira Passos da Silva, Girlene dos Santos Silva, Iraci Souza Santos, Rosenita de Jesus Moraes, Simone Nunes dos Santos.



ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA

 

No que diz respeito ao espaço físico, a escola conta com a seguinte distribuição:

- 05 salas de aula;

- 01 biblioteca;

- 01 sala de direção onde também funciona a secretaria;

- 01 secretaria onde funciona a sala dos professores;

- 01 cozinha;

- 01 auditório;

- 02 banheiros;

- 01 área onde os alunos ficam durante o intervalo.

A distribuição desses espaços é da seguinte forma: cinco salas de aula, uma sala da direção onde também funciona a secretaria, uma secretaria onde atualmente funciona a sala dos professores uma vez que não fizeram ao construir a escola, um auditório, uma biblioteca, uma cozinha com dispensa, três banheiros feminino e um para deficiente, três banheiros masculino e um para deficiente, uma área livre dentro da escola onde os alunos se distribuem no intervalo. Para atender a alunos da zona litorânea este ano fizemos parceria com a Escola Municipal José de Alencar localizada na Ilha do Contra onde utilizamos uma sala de aula no turno vespertino e outra no turno noturno.



PERFIL DOS ESTUDANTES

 

Os alunos que freqüentam a escola vêm em busca de conhecimento assim como qualquer outro, trazendo suas expectativas, visando um futuro melhor, pois há inúmeras dificuldades enfrentadas por eles, inclusive o acesso ao próprio colégio, uma vez que eles enfrentam longas caminhadas, estradas vicinais em péssimo estado de conservação, e não podemos deixar de mencionar as épocas chuvosa fazendo com que os alunos deixam de vir a escola ocasionando assim o baixo desempenho, muitos não se alimentam adequadamente, falta-lhes apoio familiar, alguns necessitam de acompanhamento psicológico, e a maioria vive difíceis condições de financeiras, os pais não possuem trabalho fixo ou seja “fazem e bico/diaristas além de chegarem à escola com distorção idade - série e sem os conhecimentos básicos necessários para acompanharem o currículo de nível de ensino ao qual

Está matriculado, representando um grande desafio para os docentes. No que diz respeito a disciplina temos alguns casos de indisciplna mas que até o momento conseguimos controlar, quanto a religião podemos dizer que é bem eclética uma vez que observamos todos os seguimentos. Já no esporte preferem jogo de futebol amam ir para a quadra, dança capoeira entre outros. Apresentam dificuldades principalmente na leitura, escrita, produção e interpretação de texto.


PERFIL DA COMUNIDADE DO ENTORNO
O município de Igrapiúna é novo, com apenas vinte anos de emancipação política, entretanto vem apontando um razoável desenvolvimento no que se refere as propostas educacionais, habitacionais, os projetos da área de saúde, entre outros.

Uma grande dificuldade que persiste no município diz respeito a geração de emprego, muito escassa para a demanda da população, principalmente para os jovens que concluem a educação básica e acabam não tendo oportunidades profissionais, até mesmo para prosseguirem nos estudos.

As fontes geradoras de emprego restringem-se a prefeitura municipal, as plantações Michelin da Bahia (empresa que trabalha com o cultivo de seringueira) e o comércio local, restrito a estabelecimentos de pequeno porte. Percebe-se assim que a base econômica que sustenta os habitantes do município de Igrapiúna, é o do cultivo do cacau, do cravo-da-índia, guaraná, mandioca e a seringueira que deixou de ser uma exclusividade das Plantações Michelin da Bahia para fazer parte do cultivo dos pequenos agricultores. Uma atividade que mesmo sutilmente também constitui a economia dos igrapiunenses é a pesca, principalmente para os indivíduos que residem na costa litorânea. A comunidade dispõe de duas praça José Alfredo Borges e Cláudio Cajado onde são realizadas atividades de lazer, no que se refere a segurança podemos contar com a polícia civil e militar além do conselho tutelar. No que se refere a saneamento básico ainda precisa de grandes melhorias para fornecer uma melhor qualidade de vida a população local.

Quanto à educação, possui 65 escolas, sendo apenas 06 na sede e 60 distribuídas entre a zona rural e litorânea, atendendo ao todo, cerca de 5.000 alunos.

Há na cidade alguns eventos culturais nos quais a escola está presente como festas de Nossa senhora das Dores, Sexta-Feira Santa, terno de Reis, quadrilhas, bumba-meu-boi, sete de setembro, pau de fita, torneios campeonatos, e outros. Os alunos participam ativamente desses eventos tanto de iniciativa da escola como da própria comunidade local.








Um comentário:

  1. Parabéns pelo Blog!
    Parece que o São João no Lenilto Canela foi ARRETADO de BOM!
    SUCESSO COLEGA!
    Luciana Barbosa

    ResponderExcluir