Biografia
Lenilto de Jesus Canela (1965-2002). Nascido em 19 de setembro de 1965, em Camamu, filho de Adelino Martins Canela e Santinha Maria de Jesus. Foi à escola pela primeira vez aos seis anos de idade, cursando o que se chamava na época “carta de ABC” com sua primeira professora Narcisa. No ano seguinte foi transferido para a Escola Coração de Jesus, e teve como professora Gilda Adriano do Bonfim.
Formou-se em Técnico em Contabilidade em 1986, no Colégio Cenecista Professor Pirajá da Silva, no ano de 1999. ingressou na Faculdade de Pedagogia na extinta FACTIVA, onde não chegou a concluir. Tinha um grande sonho de fazer Faculdade de Educação Física.
A sua juventude foi vivida em Camamu. Mas realizava muitas viagens a cidades circunvizinhas e à capital baiana, neste ir e vir obteve uma influência de diversos níveis culturais.
Sempre teve um grande interesse por artes marciais, chegando a freqüentar por alguns anos a Academia de Caratê. Um grande amante do esporte. Tornou-se juiz de futebol (marcava jogos no município onde residia e também em outras cidades do Estado da Bahia, quando era convocado pela Federação Baiana de Futebol.
Nas suas andanças conheceu o mestre de capoeira, Caveira, que o introduziu nesta arte e obteve suas primeiras aulas de capoeira. Depois de alguns anos vai a academia de Geraldo. Já como aluno formado começa a dar aulas de capoeira, influenciando jovens de Camamu a praticar esta arte, luta e dança.
Associa-se a Academia de Capoeira Capoarte em Salvador, onde era aluno freqüente. Torna-se contramestre. Em seguida funda sua própria academia e começa a ministrar aulas para alunos de todas as idades e sexos.
Não tendo sede própria, usa os espaços das escolas e faz parcerias com as direções para envolver alunos com dificuldades de aprendizagem e com comportamento diferenciado. Um dos trabalhos que obteve grande destaque, como professor de Educação Física foi realizado no Colégio Manoel Benicio Dias, sob a direção da professora Eugenia Gomes.
Incluiu a capoeira no currículo das escolas onde trabalhou e isso fez crescer a repercussão da mesma no município. E com esse projeto foi evidente a influencia de seu trabalho com os jovens de Camamu principalmente no que diz respeito às mudanças de comportamento.
Desenvolveu um trabalho fantástico na cidade de Igrapiúna, no Colégio Municipal Fenelon Ramos Pinto envolvendo onde lecionou durante mais de dez anos.
Em janeiro de 2002, vai a Salvador participar do batizado de capoeira que o formou mestre de capoeira, maior graduação da mesma.
Vem a falecer aos trinta e seis anos de idade, no dia 06 de maio de 2002, em um grave acidente de automóvel na BA 001, em Vera Cruz. Uma grande procissão funerária levou o corpo para ser sepultado no Cemitério “Retiro Saudoso”. Deixando os alunos de capoeira. O seu sonho de preservar a cultura da capoeira não morreu, continua sendo divulgado por aqueles que o tiveram como mestre de capoeira.
Railda Canela
Nenhum comentário:
Postar um comentário